A estampa de tecidos xadrez já foi utilizada em diversas aplicações e nunca sai de moda. Sua versatilidade permite lindas aplicações em vestuário masculino e feminino e além disso, são ótimas opções para trabalhar com artesanato e patchwork.
Existem diversos tipos de xadrez. Conheça alguns tipos, origens, formas e nomes.
Tartã: A palavra significa “tecido de lã leve”. Originário da Escócia, no século XVII, o tartã mais conhecido geralmente é na cor vermelha e está mais associado com o inverno. Aparece na decoração de mantas e cobertas. Em tecidos leves, pode revestir sofás, poltronas e ser usado como cortina, almofadas, etc.
Vichy: Feito em pequenos quadrados, nos lembra toalhas de piquenique. Muito famosa nos anos 50, esta estampa está relacionada ao visual retrô. Na decoração, tornou-se um clássico dos estilos country.
Príncipe de Gales: Originária no século XIX, na Escócia, a estampa foi popularizada por Edward VIII, o Príncipe de Gales. Pode ilustrar a decoração xadrez em casas clássicas, podendo aparecer em estofados, almofadas e roupas de cama.
Argyle: A estampa em losangos é comum em suéteres, coletes e meias. Confeccionada inicialmente em tons mais sóbrios como marrom, preto e bege. Na decoração xadrez está muito presente em almofadas, mas pode estampar colchas e mantas também.
Madras: Os indianos, inspirados nos trabalhos artesanais de patchwork criaram essa estampa, geralmente associadas a tecidos leves. Na decoração xadrez, a padronagem ilustra roupas de cama, cortinas, almofadas, louças e luminárias.
Buffalo Check: É uma variação da estampa Vichy, em preto e vermelho com quadrados maiores. Muito comum em roupas de flanela. Nas casas, é muito popular em cobertores e mantas. Pode ser usado também em cortinas, estofados, louças, entre outros.
A versatilidade do tricoline, por ser um tecido 100% algodão, permite que as peças em xadrez possam se adequar tanto para inverno quanto para o verão. No inverno a dica é utilizar cores mais neutras e mesclas de tons mais escuros com opções flaneladas para proporcionar a proteção térmica. Já para peças de verão, você pode optar por combinações mais ousadas com padronagens coloridas para dar mais vida as suas peças.
É inegável que o tecido xadrez é adaptável a diversas propostas de utilização, sejam elas urbanas, clássicas, românticas ou ligadas a sua criatividade. Por toda essa versatilidade, esse é o tipo de estampa que não pode faltar no seu atelier.
Encontre diversas estampas de tricoline 100% algodão aqui na All Magazine. Nós entregamos em todo o Brasil.
Compre Tecidos 100% algodão e linha de Algodão hospitalar. A All Magazine conta com uma grande variedades de Tecidos e Estampas. Trabalhamos com tricoline, sarja, brim, cotelê, flanela, fraldas, flanelas entre outros. Estampas como poá, xadrez, listrados, chevron, temáticos e outros. Somo representantes dos Algodões Farol com grande linha de algodões de uso domésticos e hospitalar. Aqui você pode comprar no varejo ou atacado e contar com os melhores preços do Brasil!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade